O Seminário de Iniciação Científica (SEMINIC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) chega à trigésima primeira edição em um formato inédito: devido aos cuidados de biossegurança impostos pela pandemia da COVID 19, as apresentações do evento acontecerão inteiramente na forma remota, transmitidas pelos canais oficiais da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPESP, nos quais serão exibidas as lives dos premiados no Edital PIBIC/VERÃO 2020 e palestras com convidados. As demais apresentações dos bolsistas, na vigência 2019-2020, estarão disponíveis em vídeos, no site do Seminário, de acordo com as respectivas áreas de conhecimento. O prazo para as inscrições de ouvintes é até o dia 30 de novembro.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) foi criado pelo CNPq no ano de 1988, com a finalidade de estimular os estudantes de graduação a iniciarem atividades de pesquisa, sob a orientação de pesquisadores qualificados, por meio da concessão de cotas de bolsas às instituições do ensino superior, públicas ou privadas no país. Neste mesmo ano, a Universidade Federal do Pará inaugurou sua política de iniciação científica, ao ser contemplada com 120 cotas institucionais do PIBIC financiadas pelo CNPq.
Ao longo de três décadas, houve um crescimento expressivo do Programa de Iniciação Científica da UFPA, que possui atualmente 1.489 bolsas vinculadas aos Editais PIBIC, PIBIC-EM e PRODOUTOR, financiadas predominantemente com recursos próprios e com o apoio das agências de fomento, como a FAPESPA e o CNPq. Destaca-se ainda, o incentivo à pesquisa pelos alunos de graduação mesmo sem bolsa, institucionalizado por meio do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), vigente desde 2017.
De acordo com a resolução normativa do CNPq, que institui as regras do Programa PIBIC (RN-017/2006), os objetivos do Programa, são:
O Seminário de Iniciação Científica, realizado anualmente, encerra o ciclo do Programa PIBIC para os bolsistas que estiveram vinculados às bolsas de iniciação científica ao longo de 12 meses, tendo meta compartilhar com a comunidade acadêmica da UFPA os resultados das suas pesquisas desenvolvidas no período.