APRESENTAÇÃO

XXXVI Seminário de Iniciação Científica

Bem-vindos à 36ª edição do Seminário de Iniciação Científica da UFPA! É chegado o momento de apresentar à comunidade acadêmica os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas de iniciação científica do ciclo 2024-2025 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O evento acontecerá em formato semipresencial , com atividades presenciais — como palestras e a apresentação dos trabalhos premiados nos editais Prêmio Horácio Schneider – Destaque na Iniciação Científica da UFPA e Estágio PIBIC Verão, conforme programação — e atividades on-line, nas quais os bolsistas apresentarão seus vídeos de pesquisa no site, organizados por área do conhecimento.

As inscrições de ouvintes, com direito à certificação, estarão abertas até o dia 04 de dezembro de 2025 e poderão ser realizadas através do menu inscrições.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) foi criado pelo CNPq em 1988, com a finalidade de incentivar estudantes de graduação a iniciarem atividades de pesquisa sob a orientação de docentes qualificados, por meio da concessão de cotas de bolsas às instituições de ensino superior, públicas ou privadas, em todo o país. Nesse mesmo ano, a Universidade Federal do Pará (UFPA) implantou sua política de iniciação científica, ao ser contemplada com 120 bolsas institucionais financiadas pelo CNPq. Ao longo de mais de três décadas, o programa cresceu expressivamente, com o aumento do número de cotas ofertadas anualmente, financiadas pela FAPESPA, pelo CNPq e, principalmente, com recursos da própria UFPA.

Em 2023, a UFPA ofertou, com o apoio das agências de fomento FAPESPA e CNPq, 2.160 bolsas de iniciação científica , distribuídas entre os Programas PIBIC, PIBIC-EM e PRODOUTOR.

Destaca-se ainda o incentivo à realização de atividades de pesquisa por alunos de graduação mesmo sem bolsa, por meio do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), criado em 2017. Atualmente, o PIVIC conta com cerca de 150 alunos registrados no SIGAA, incluindo discentes voluntários de outras instituições públicas e privadas, que desenvolvem seus projetos de pesquisa sob orientação de docentes da UFPA.

De acordo com a Resolução Normativa CNPq nº 017/2006, que estabelece as regras do Programa PIBIC, seus principais objetivos são:

    1. Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação em atividades científicas, tecnológicas, profissionais e artístico-culturais;
    2. Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, estimulando o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade;
    3. Contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação;
    4. Promover maior integração entre a graduação e a pós-graduação;
    5. Qualificar alunos para os programas de pós-graduação;
    6. Formar recursos humanos para a pesquisa científica e tecnológica;
    7. Contribuir para a formação científica de profissionais em diversas áreas do conhecimento;
    8. Incentivar as instituições à formulação e consolidação de políticas de iniciação científica.

A Universidade Federal do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), reafirma seu compromisso com o fortalecimento da pesquisa científica na Amazônia e com a formação de novas gerações de pesquisadores. Desejamos a todos um excelente evento!