APRESENTAÇÃO

XXXIV Seminário de Iniciação Científica

Bem-vindos à 34ª edição do Seminário de Iniciação Científica da UFPA! É chegado o momento de apresentar a toda a comunidade acadêmica o resultado das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas de iniciação científica e vigentes no ciclo 2022-2023 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O evento acontecerá no formato semipresencial, quando ocorrerão atividades presenciais - com distintas palestras e as apresentações dos trabalhos premiados nos Editais PRÊMIO HORÁCIO SCHNEIDER - Destaque na Iniciação Científica da UFPA e Estágio PIBIC Verão, conforme programação – e atividades on-line, como as apresentações dos bolsistas, em vídeos, disponibilizados no site, de acordo com as respectivas áreas do conhecimento. O prazo para a inscrição de ouvintes, com direito à certificação, é até o dia 06 de novembro, e poderá ser realizada através do menu inscrições.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) foi criado pelo CNPq no ano de 1988, com a finalidade de estimular os estudantes de graduação a iniciarem atividades de pesquisa, sob a orientação de pesquisadores qualificados, por meio da concessão de cotas de bolsas às instituições do ensino superior, públicas ou privadas, no país. Neste mesmo ano, a Universidade Federal do Pará inaugurou sua política de iniciação científica, ao ser contemplada com 120 cotas institucionais do PIBIC, financiadas pelo CNPq. Ao longo de mais de três décadas, houve um crescimento expressivo do Programa de Iniciação Científica da UFPA, com o aumento do número de cotas ofertadas a cada ano, financiadas com o apoio das agências de fomento FAPESPA e CNPq, e, predominantemente, com recursos da própria Instituição.

No ano de 2023, a UFPA ofertou, com o apoio das agências de fomento FAPESPA e CNPq, 2.160 bolsas de iniciação científica, distribuídas entre os Programas PIBIC, PIBIC Ensino Médio e PRODOUTOR.

Destaca-se ainda, o incentivo à realização de atividades de pesquisa pelos alunos de graduação mesmo sem bolsa, institucionalizado por meio do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), vigente desde 2017, e que possui, atualmente, 150 alunos registrados no SIGAA. O PIVIC acolhe, ainda, discentes voluntários de outras instituições, inclusive privadas, em seus projetos de pesquisa.

De acordo com a resolução normativa do CNPq, que institui as regras do Programa PIBIC (RN-017/2006), os objetivos do Programa, são:

    1. estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural;
    2. proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
    3. contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação;
    4. possibilitar maior interação entre a graduação e a pós-graduação;
    5. qualificar alunos para os programas de pós-graduação;
    6. contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
    7. contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional;
    8. incentivar as instituições à formulação de uma política de iniciação científica.

A Universidade Federal do Pará, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, gerenciado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – PROPESP, reafirma seu compromisso de estimular a pesquisa científica na Amazônia. Desejamos a todos um excelente evento!